Como aumentar a vida útil de roupas? Confira nossas dicas!

Como aumentar a vida útil de roupas? Confira nossas dicas!

Nos tempos de hoje, saber como aumentar a vida útil de roupas é uma forma de combater o hiperconsumo, além de ser uma atitude amigável ao bolso – e sustentável!

Para mudar a maneira como pensamos sobre moda e adotar uma forma mais sustentável de fazer compras, precisamos nos concentrar nos cuidados com as roupas que começam em casa.

Afinal, somos nós que precisamos começar a ver as roupas como peças para a vida toda ou, no mínimo, para uma boa parte de nossa vida, em vez de estilos para usar poucas vezes.

Confira dicas simples para começar a prolongar o ciclo de vida de suas roupas, pois pequenas mudanças conscientes podem ajudar a reduzir os impactos negativos no meio ambiente e te ajudar a ter um armário funcional e durável!

Dicas para saber como aumentar a vida útil das roupas

Siga as instruções de lavagem

Observe as instruções de lavagem nas etiquetas de suas roupas – elas existem por um motivo.

Evite danificar as peças por meio de limpeza incorreta e cuide deles adequadamente para garantir que suas peças de investimento durem mais. Nas etiquetas há instruções indicando se é ou não adequado usar fontes de calor, máquina de lavar, deixar de molho, além de outros cuidados pertinentes.

Dê preferência à lavagem em água fria

Lavar suas roupas em água fria, usar um sabão neutro e evitar alvejante certamente pode fazer com que as roupas durem mais.

Tente lavar as roupas à mão quando puder também – principalmente quando se trata de peças confeccionadas em tecidos mais delicados.

Armazene as roupas adequadamente

Ao armazenar roupas em pilhas dobradas, longe da luz solar direta, é provável que você prolongue seu ciclo de vida.

Muitas pessoas não percebem que roupas penduradas podem distorcer suas silhuetas e formas – especialmente tricot, como suéter, por exemplo.

Se você precisar pendurar roupas, certifique-se de usar o tipo certo de cabides. Por exemplo, cabides de madeira são melhores para ternos e blazers, enquanto os cabides de plástico funcionam para a maioria das outras roupas. Aconselhamos evitar cabides de arame.

Não se esqueça de que os calçados também precisam receber atenção. Mantenha seus pares de sapatos favoritos com uma boa aparência com modeladores e enchimentos para que eles mantenham sua forma.

Limpe eventuais manchas rapidamente

Infelizmente, como todos sabemos, as manchas podem arruinar a roupa.

Uma boa dica, especialmente quando você estiver com roupas mais especiais, é carregar um removedor de manchas ou certifique-se de tratar todas as manchas o mais rápido possível.

Seguindo essas dicas, você conseguirá preservar e manter a vida útil das suas roupas com qualidade por mais tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *