Confira 5 dicas para usar terno de forma correta e evitar erros

Confira 5 dicas para usar terno de forma correta e evitar erros

Saber como usar terno da forma correta tem sido um desafio para muitos homens, e isso tem razão, já que a peça, naturalmente mais social, está reservada a situações mais formais, que, por sua vez, são menos frequentes do que aquelas que pedem uma simples camiseta e calça jeans.

No entanto, saber como usar terno da forma adequada para a ocasião e ter à mão algumas dicas importantes o ajudará a aperfeiçoar sua produção e fazer bonito nos eventos!

Confira abaixo 5 dicas que Hugo Deleon trouxe para te ajudar a entender qual maneira de usar terno! Saiba mais:

1. Nem sempre é preciso usar terno com gravata

A gravata pode ficar reservada às ocasiões mais formais ou ao ambiente profissional, caso você trabalhe em escritórios ou empresas que requeiram tal acessório.

Isso porque as gravatas são elementos que finalizam o traje social masculino e normalmente são exigidas em locais com maior grau de formalidade.

Mas atenção: uma dica importante para sempre que você usar uma gravata, é se atentar à sua largura.

A proporção da gravata deve ser a mesma da lapela do terno. Ou seja, quanto mais fina a lapela (característica comum em ternos slim, por exemplo), proporcionalmente, mais fina deve ser a gravata.

Por outro lado, lapelas mais largas pedem gravatas largas. Seguindo essa dica, você terá um visual harmônico e visualmente mais orgânico, já que as proporções estarão equilibradas.

2. Desabotoe o terno ao se sentar

Normalmente os ternos masculinos têm dois botões frontais. Uma regra simples e muito útil dita que ao estar de pé, o terno deve estar abotoado, enquanto ao se sentar, deve estar desabotoado.

Com o terno fechado ao ficar de pé, a silhueta fica mais ajustada e a aparência, de modo geral, mais fina e elegante.

Por outro lado, quando nos sentamos, relaxamos e precisamos liberar espaço para nos movimentarmos. Por isso é importante desabotoar: para garantir a mobilidade e o conforto.

Uma outra dica (não é necessariamente uma regra, mas um truque para modernizar a aparência), é manter apenas o primeiro botão do terno (o de cima) abotoado, mesmo quando de pé – isso também melhora sua mobilidade e seu visual!

3. Evite relógios esportivos

Trajes formais requerem relógios sociais. Evite usar relógios esportivos enquanto estiver usando ternos.

Usar relógio ao usar terno não é uma regra, mas se usar, dê preferência aos modelos tradicionais, todo em metal e em tamanho regular para o seu pulso – que não fique nem muito grande e nem muito pequeno.

4. Pense estrategicamente nas cores

Os trajes sociais, que combinam o terno e a calça, necessariamente precisam ter a mesma cor.

A mistura de cores e tons fica restrita à camisa, à gravata e aos sapatos.

Vale ressaltar que uma mistura de cores é interessante e deixa a aparência moderna e menos monótona.

Exemplo disso é apostar em terno azul marinho e sapato marrom, por exemplo.

No entanto, cuidado com os contrastes. Um terno cinza com camisa rosa, gravata azul, sapato marrom e cinto preto, por exemplo, pode comprometer a elegância e a formalidade.

A dica é pensar nas cores estrategicamente e, claro, provar tudo antes do evento para garantir que você estará bem-vestido e as tonalidades conversarão!

5. Nada de meia esportiva

Assim como os relógios, ao usar terno, a meia deve ser social.

Alguns homens optam por meias com uma aparência mais divertida, como as opções xadrez, listradas ou com outros padrões. Mesmo assim, elas precisam cobrir toda a sua canela.

Já as meias curtas ou esportivas – que são aquelas mais grossas, como as brancas, devem ser evitadas tanto quanto possível, pois são capazes de comprometer toda a sua aparência.

Ao seguir essas dicas, certamente você estará bem vestido e pronto para qualquer ocasião que requeira o uso de ternos!

Confira os ternos disponíveis no e-commerce Hugo Deleon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *